BASES IMPRESCINDÍVEIS
PARA O ATOR PROFISSIONAL
Para atores ou estudantes de teatro
Curso de Teatro: BASES IMPRESCINDÍVEIS PARA O ATOR PROFISSIONAL
Curso de teatro para atores que decidiram aprofundar seu contato com o que seja servir à humanidade através da localização das necessidades do contexto e do compromisso em gerar questionamentos e soluções para os habitantes do mundo.
Atores profissionais que se determinaram a usar as artes cênicas como ferramenta de comunicação e cura de maneira objetiva e profissional.
Eu já sou ator. Pra que fazer esse curso?
O ator tem que ter o que dizer, precisa identificar onde está sua relevância no mundo. Para isso ele tem que estar disposto a desenvolver sua consciência sobre si mesmo, esse trabalho resulta em maturidade consciencial. Aprofundar-se na compreensão disso é o que diferencia um técnico de um artista.
A partir da compreensão sobre de onde partiam as ações de Shakespeare, Tchecov, e outros grandes artistas, incentivamos os alunos a responder perguntas como: o que eles queriam, por que queriam? E onde isso se assemelha ao que busco e quero, e o que de fato estou fazendo?
Ao invés de tentar sobreviver no mundo, o ator precisa encontrar seu lugar potente, verdadeiro, profundo, contextualizado e, portanto, sustentável. Essa habilitação é o que nos propomos a entregar.
Nossas bases de trabalho
trazido por Stanislavski e levado à profundidade existencial que gera desbloqueios e certeza da própria pertinência artística
Necessidades do ator atendidas por este curso:
- Dificuldade de localização de demandas a serem atendidas pelo ator. Percepção da sua importância no contexto social e no mercado.
- Espontaneidade e criatividade – elemento técnico e treinável, não sujeito a talento, mas a disponibilidade
- Dificuldade de empreender: o que é empreender para o ator?
- Presença, condução da plateia – elementos sutis do trabalho deixados palpáveis e objetivos, porque são parte do trabalho
- Organicidade, sinceridade, contato com mentalidade da personagem – construção de personagem – do texto no papel até a cena, como esse caminho pode ser simples, e prazeroso
- Identificar relevância de um texto ou roteiro para o contexto atual: qual a solução que pode ser ofertada para o mundo a partir da obra artística? E como esta entrega acontece no trabalho do ator?
INFORMAÇÕES
INÍCIO:
a definir
DURAÇÃO:
3 Semestres
Mensalidade
Aluno Coexiste R$ 424,00
Não-Aluno Coexiste R$ 530,00
Forma de Pagamento:
Boleto por email
Assinatura por cartão de crédito
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Desbloqueio da primeira camada intelectual e crítica, permitindo o acesso ao pensamento intuitivo.
- Contato e reconhecimento das potencialidades do ator.
- Desenvolvimento do interesse pela escuta.
- Viewpoints
- Aprofundamento da visão sobre a vida, sobre o mundo e sobre as relações.
- Relacionamento com grupo: como o grupo potencializa e catalisa a criatividade e expressividade do ator – confiança e troca/diálogo.
- Encontro de um posicionamento isento, a partir de onde o trabalho pode ter início.
- Sensação âncora: encontro de um lugar seguro e estável para onde o ator volta depois do mergulho na mentalidade da personagem. A segurança de um lastro pra onde voltar possibilita o mergulho mais profundo e desprendido em qualquer sensação e garante estabilidade emocional ao ator durante o processo de trabalho, bem como na vida.
- Processo de olhar de fora: desidentificação com o corpo e com a personalidade rumo a um lugar neutro onde é possível adentrar todas as mentalidades.
- Contemplação como ferramenta criativa.
- O ator como atleta das emoções: desenvolver abertura para fazer contato direto com emoções sem a mediação e formatação do intelecto.
- Fundamentos de Rasabox.
- Reconhecimento e contato com a universalidade das sensações humanas, permitindo ao ator identificar com profundidade as sensações apresentadas em um texto e onde elas se apresentam no mundo no tempo presente.
- Domínio do sutil: dilatação e conexão com a plateia para condução à uma experiência significativa, além do intelecto, que a mova do ponto A ao ponto B.
- Fundamentos de trabalho de texto: a primeira leitura, a estrutura e a dramaturgia, o arco da ação, objetivos gerais e específicos da obra e de cada personagem, tensão e ritmo, conflito e resolução, por fim, a própria personagem.
- Como entrar em contato de fato com o universo da peça e com a personagem?
- O que é laboratório? Pra que serve, na prática? E como te ajuda conferindo profundidade, organicidade e abrangência ao trabalho?
- Clareza sobre a obra: relevância e função.
- Exercício prático de montagem de um texto teatral focado no trabalho dos atores e com apresentação para público dentro da sala de ensaio.
- Workshop de Teleprompter.
- Desenvolvimento de repertório: cultura fílmica e teatral.
- Atendimento individual.
- Desenvolvimento de visão abrangente sobre o contexto sócio cultural contemporâneo através de pesquisa de campo nas áreas de: inovação e tecnologia, saúde e saúde mental, educação, entretenimento.
- A relevância do ator no contexto social: uma visão sistêmica.
- Desenvolvimento da capacidade e do interesse pela contextualização, no macro e no micro.
- Desenvolvimento da disponibilidade para identificar as demandas sociais e necessidades do mercado e gerar soluções artísticas.
- Desenvolvimento de prontidão e segurança.
- Empreendedorismo: o ator empreendedor.
- Segurança em situações de teste.
- Yoga.
- Elementos de Meisner.
- Arquétipos: o que são, sua relevância para o trabalho do ator na construção das personagens e na potência da entrega para a plateia.
- Do contato orgânico e direto com mentalidades e sensações, até o levantar de uma cena.
- Por que montar um texto, ou filmar um roteiro. Identificação da relevância de um texto, de qualquer época, no contexto atual, e identificação de qual problemática humana ele se propõe a expor, discutir e elucidar.
- Texto: um mapa completo para o trabalho do ator. Como usá-lo em sua totalidade?
- Geração e produção de espetáculo que entrará em cartaz.
- Workshop com produtor de elenco.
- Voz: a intenção da comunicação que antecede e conduz à técnica.
- Expressão corporal: da meditação ativa ao corpo sem limites que se transforma.
- Construção de personagem II: ampliação e aprofundamento da paleta dos lugares emocionais onde o ator consegue ir.
- Uso do texto II.
- A criação de um personagem a partir do não fazer: deixar chegar; a composição sem usar o passado para conquista de um lugar novo; retirada de filtros para aprofundar o contato e chegar ao espontâneo.
- Servir à obra: a liberdade dessa postura.
- Trabalho contra tipo.
- Trabalho de cenas de séries e filmes.
- Interpretação para câmera.
MATRÍCULA
Use o formulário abaixo para fazer sua matrícula
PROFESSORES
CAROLINA TRIGUIS
PRISCILLA CARVALHO
RENATA GASPAR
CHEL
MILENE
CAROLINA ROJO
VÍDEOS
Contato
Quero ir conhecer a Coexiste:
(011) 99606-9549
Para treinamentos existenciais
(011) 99606-9549
Para Treinamentos Artísticos
(011) 98910-2054
Para treinamentos empresariais
(011) 98133-6438
Para Financeiro:
(011) 98827-1338
2020 © Coexiste – Consultoria Existencial | Termos e condições | Política de Privacidade