LIÇÃO 13
Um mundo sem significado gera medo.
1. A ideia para o dia de hoje é realmente uma outra forma da precedente, exceto pelo fato de ser mais específica em relação à emoção despertada. 2 De fato, um mundo sem significado é impossível. 3 Nada sem significado existe. 4 Todavia, disso não decorre que não pensarás que percebes algo que não tenha significado. 5 Pelo contrário, estarás particularmente propenso a pensar que o percebes.
2. O reconhecimento da falta de significado desperta intensa ansiedade em todos os separados. 2 Representa uma situação na qual Deus e o ego “desafiam” um ao outro, quanto à autoria do significado que deve ser escrito no espaço vazio que a falta de significado provê. 3 O ego se lança freneticamente para lá estabelecer as suas próprias ideias, amedrontado de que, de outra forma, o vazio possa ser usado para demonstrar a sua própria impotência e irrealidade. 4 E somente nisso ele está correto.
3. É essencial, portanto, que aprendas a reconhecer aquilo que é sem significado e aceitá-lo sem medo. 2 Se estiveres amedrontado, é certo que dotarás o mundo com atributos que ele não possui e o apinharás de imagens que não existem. 3 Para o ego, as ilusões são dispositivos de segurança, assim como têm que ser também para ti, que te igualas ao ego.
4. Os exercícios para o dia de hoje, que deverão ser feitos cerca de três a quatro vezes, por não mais de cerca de um minuto no máximo de cada vez, devem ser praticados de um modo um pouco diferente dos precedentes. 2 Com os olhos fechados, repete a ideia de hoje para ti mesmo. 3 Então, abre os olhos e olha lentamente ao teu redor, dizendo:
4 Eu estou olhando para um mundo sem significado.
5 Repete essa declaração para ti mesmo enquanto olha à tua volta.
6 Então, fecha os olhos e conclui com:
7 Um mundo sem significado gera medo porque eu penso que estou em competição com Deus.
5. Podes achar difícil evitar resistência de uma forma ou de outra a essa declaração conclusiva. 2 Qualquer que seja a forma que essa resistência possa tomar, lembra-te de que estás realmente com medo de tal pensamento por causa da “vingança” do “inimigo”. 3 Não se espera que acredites nessa declaração a essa altura e provavelmente a descartarás como prepóstera. 4 Contudo, observa cuidadosamente qualquer sinal de medo, manifestado ou reprimido, que ela possa despertar.
6. Essa é a nossa primeira tentativa em declarar uma relação explícita de causa e efeito de um tipo que tu ainda és muito inexperiente em reconhecer. 2 Não te detenhas na declaração conclusiva e tenta nem pensar nela, exceto durante os períodos de prática. 3 No momento presente, isso será suficiente.