LIÇÃO 14
Deus não criou um mundo sem significado.
1. A ideia para o dia de hoje é, evidentemente, a razão pela qual um mundo sem significado é impossível. 2 O que Deus não criou não existe. 3 E tudo o que existe, existe tal como Ele o criou. 4 O mundo que vês nada tem a ver com a realidade. 5 Foi feito por ti e não existe.
2. Os exercícios para o dia de hoje devem ser praticados com os olhos fechados do início ao fim. 2 O período de exame da mente deve ser curto, um minuto no máximo. 3 Não tenhas mais do que três períodos de prática com a ideia para o dia de hoje, a menos que os ache confortáveis. 4 Se isso acontecer, será porque realmente compreendes para que servem.
3. A ideia para o dia de hoje é um outro passo no aprendizado de abandonar os pensamentos que tens escrito no mundo e de veres em seu lugar o Verbo de Deus. 2 Os passos iniciais nessa troca, que verdadeiramente pode ser chamada de salvação, podem ser bastante difíceis e até bastante dolorosos. 3 Alguns deles te conduzirão diretamente ao medo. 4 Tu não serás deixado lá. 5 Irás muito além disso. 6 A nossa direção é rumo à perfeita segurança e à perfeita paz.
4. Com os olhos fechados, pensa em todos os horrores do mundo que cruzam a tua mente. 2 Cita cada um à medida que te ocorre e, em seguida, nega a sua realidade. 3 Deus não o criou, portanto, não é real. 4 Dize, por exemplo:
5 Deus não criou aquela guerra, portanto, ela não é real.
6 Deus não criou aquele acidente de avião, portanto, ele não é real.
7 Deus não criou aquele desastre [especifica], portanto, ele não é real.
5. Outros sujeitos adequados para a aplicação da ideia para o dia de hoje também incluem qualquer coisa de que tenhas medo que possa te acontecer, ou a qualquer pessoa com quem estejas preocupado. 2 Em cada caso, cita o “desastre” bem especificamente. 3 Não uses termos genéricos. 4 Por exemplo, não digas: “Deus não criou a enfermidade”, mas “Deus não criou o câncer”, ou ataques cardíacos, ou qualquer coisa que possa te provocar medo.
6. Estás olhando para o teu repertório pessoal de horrores. 2 Essas coisas são parte do mundo que tu vês. 3 Algumas delas são ilusões compartilhadas e outras fazem parte do teu inferno pessoal. 4 Isso não importa. 5 Aquilo que Deus não criou só pode estar na tua própria mente, à parte da Sua. 6 Portanto, não tem nenhum significado. 7 Em reconhecimento desse fato, conclui os períodos de prática repetindo a ideia para o dia de hoje:
8 Deus não criou um mundo sem significado.
7. A ideia de hoje pode, obviamente, ser aplicada a qualquer coisa que te perturbe durante o dia, fora dos períodos de prática. 2 Sê muito específico ao aplicá-la. 3 Dize:
4 Deus não criou um mundo sem significado.
5 Ele não criou [especifica a situação que está te perturbando] e, portanto, isto não é real.