LIÇÃO 154
Eu estou entre os ministros de Deus.
1. Que hoje não sejamos nem arrogantes nem falsamente humildes. 2 Já fomos além de tais tolices. 3 Não podemos nos julgar e nem precisamos fazê-lo. 4 Essas são apenas tentativas de evitar a decisão e adiar o comprometimento com a nossa função. 5 A nossa parte não é julgar o nosso valor, nem podemos saber qual é o melhor papel para nós; o que podemos fazer dentro de um plano maior, nós não podemos ver inteiramente. 6 O nosso papel é definido no Céu, não no inferno. 7 E o que pensamos ser fraqueza pode ser força, o que acreditamos ser a nossa força frequentemente é arrogância.
2. Qualquer que seja o papel que te foi designado, foi selecionado pela Voz por Deus, Cuja função é a de falar por ti também. 2 Vendo as tuas forças exatamente como são e também ciente de onde podem ser melhor aplicadas, para que, para quem e quando, Ele escolhe e aceita o teu papel por ti. 3 Ele não trabalha sem o teu próprio consentimento. 4 Mas não Se engana quanto ao que tu és e só escuta a Sua Voz em ti.
3. É através da Sua capacidade de ouvir uma única Voz que é a Sua Própria, que tu vens a ser enfim ciente de que há uma única Voz em ti mesmo. 2 E aquela única Voz te designa a tua função e a entrega a ti, dando-te forças para compreendê-la, fazer o que ela acarreta e ter sucesso em tudo o que fazes que seja relacionado com ela. 3 Deus uniu-Se ao Seu Filho nisso e assim o Seu Filho vem a ser o Seu mensageiro, o mensageiro da unidade com Ele.
4. É essa união do Pai e do Filho, através da Voz por Deus, que coloca a salvação à parte do mundo.2 É essa Voz que fala de leis que o mundo não obedece, que promete a salvação de todo pecado abolindo a culpa na mente que Deus criou sem pecado. 3 Agora essa mente vem a ser outra vez ciente Daquele Que a criou e da Sua união duradoura consigo mesma. 4 Assim, o seu Ser é a única realidade em que a sua vontade e a Vontade de Deus estão unidas.
5. Um mensageiro não é aquele que escreve a mensagem que entrega. 2 Tampouco questiona o direito daquele que o faz ou pergunta por que escolheu aqueles que receberão a mensagem que traz. 3 Basta que a aceite, a dê àqueles a quem se destina e cumpra o seu papel na entrega da mensagem. 4 Se determina quais devem ser as mensagens ou a que propósito servem ou para onde devem ser levadas, está falhando em desempenhar o seu papel como portador do Verbo.
6. Há uma diferença principal no papel dos mensageiros do Céu, que os distingue daqueles designados pelo mundo. 2 As mensagens que entregam são dirigidas em primeiro lugar a eles mesmos. 3 E é só na medida em que possam aceitá-las para si mesmos, que vêm a ser capazes de levá-las adiante e dá-las em todos os lugares a que eram destinadas. 4 Como os mensageiros terrestres, eles não escreveram as mensagens que trazem consigo, mas vêm a ser os seus primeiros destinatários no sentido mais verdadeiro, recebendo a fim de prepararem-se para dar.
7. Um mensageiro terrestre cumpre o seu papel dando todas as suas mensagens. 2 Os mensageiros de Deus desempenham o seu papel com a própria aceitação das Suas mensagens para si mesmos e mostram que as compreendem dando-as aos outros. 3 Eles não escolhem papéis que não lhes tenham sido dados por Sua autoridade. 4 E assim ganham com cada mensagem que dão.
8. Tu queres receber as mensagens de Deus? 2 Pois é assim que vens a ser o Seu mensageiro. 3 Tu és designado agora. 4 No entanto, esperas para dar as mensagens que tens recebido. 5 E assim não sabes que são tuas e não as reconheces. 6 Ninguém pode receber e compreender que recebeu até que tenha dado. 7 Pois no ato de dar está a sua própria aceitação do que recebeu.
9. Vós, que sois agora os mensageiros de Deus, recebei as Suas mensagens. 2 Pois isso faz parte do papel que vos foi designado. 3 Deus não falhou em oferecer o que vós precisais e nem isso deixou de ser aceito. 4 Entretanto, uma outra parte da tarefa que vos foi designada ainda está por ser realizada. 5 Aquele Que recebeu as mensagens de Deus por vós quer que elas sejam recebidas também por vós. 6 Pois assim vós vos identificais com Ele e reivindicais o que vos pertence.
10. É o reconhecimento dessa união que empreendemos hoje. 2 Não buscaremos manter as nossas mentes à parte Daquele Que fala por nós, pois é apenas a nossa voz que ouvimos ao prestarmos atenção a Ele. 3 Só Ele pode falar a nós e por nós, unindo em uma única Voz o ato de receber e dar o Verbo de Deus, o dar e receber a Sua Vontade.
11. Praticamos dar a Ele o que Ele quer ter para que possamos reconhecer as Suas dádivas para nós.2 Ele precisa da nossa voz para que possa falar através de nós. 3 Precisa de nossas mãos para portar as Suas mensagens e levá-las àqueles que Ele designa. 4 Precisa de nossos pés para nos trazer para onde é Sua Vontade que estejamos, para que aqueles que esperam na miséria possam enfim ser libertados. 5 E Ele precisa das nossas vontades unidas à Sua, para que possamos ser os verdadeiros receptores das dádivas que Ele nos dá.
12. Aprendamos hoje apenas esta lição: nós não reconheceremos aquilo que recebemos até que o tenhamos dado. 2 Já ouviste isso ser dito em centenas de maneiras, centenas de vezes e, no entanto, a tua crença ainda está faltando. 3 Mas isso é certo; até que venhas a acreditar nisso, receberás mil milagres e depois mais mil, mas não saberás que o Próprio Deus não guardou nenhuma dádiva além daquelas que já tens e tampouco negou a menor das bênçãos ao Seu Filho. 4 O que isso pode significar para ti, enquanto não tiveres te identificado com Ele e com o que Lhe é próprio?
13. A nossa lição para o dia de hoje é declarada assim:
2 Eu estou entre os ministros de Deus, e sou grato por ter os meios de reconhecer que sou livre.
14. O mundo retrocede à medida que iluminamos nossas mentes e reconhecemos que essas santas palavras são verdadeiras. 2 Elas são a mensagem que nos foi enviada hoje pelo nosso Criador.3 Agora, demonstramos como elas mudaram as nossas mentes a respeito de nós mesmos e de qual é a nossa função. 4 Pois, ao provarmos que não aceitamos nenhuma vontade da qual não compartilhamos, as muitas dádivas do nosso Criador surgirão à nossa vista e saltarão às nossas mãos, e nós reconheceremos o que recebemos.