LIÇÃO 6
Eu estou transtornado porque vejo algo que não existe.
1. Os exercícios com essa ideia são muito similares aos precedentes. 2 Mais uma vez, para qualquer aplicação da ideia, é necessário citar tanto o nome da forma do transtorno [raiva, medo, preocupação, depressão, e assim por diante] quanto da fonte, tal como a percebes, de modo bem específico. 3 Por exemplo:
4 Eu estou com raiva de ______ porque vejo algo que não existe.
5 Eu estou preocupado com ______ porque vejo algo que não existe.
2. É útil aplicar a ideia de hoje a qualquer coisa que pareça transtornar-te e ela pode ser usada com proveito ao longo do dia para esse propósito. 2 Todavia, os três ou quatro períodos de prática que são requeridos devem ser precedidos, como antes, de uma investigação da tua mente de cerca de um minuto, e a ideia deve ser aplicada a cada pensamento que te transtorne e que seja descoberto na investigação.
3. Mais uma vez, se resistes em aplicar a ideia a alguns pensamentos transtornadores mais do que a outros, lembra-te dos dois avisos colocados na lição anterior:
2 Não há pequenos transtornos. 3 Todos eles são igualmente perturbadores para a paz da minha mente.
4 E:
5 Eu não posso guardar esta forma de transtorno e abandonar as outras. 6 Assim, para os propósitos destes exercícios, vou considerá-las todas como a mesma.