LIÇÃO 7
Eu vejo só o passado.
1. É particularmente difícil acreditar nessa ideia a princípio. 2 No entanto, é o fundamento racional para todas as precedentes.
3 É a razão pela qual nada do que vês significa coisa alguma.
4 É a razão pela qual deste a tudo o que vês todo o significado que tem para ti.
5 É a razão pela qual não compreendes coisa alguma do que vês.
6 É a razão pela qual os teus pensamentos não significam coisa alguma e são como as coisas que vês.
7 É a razão pela qual nunca estás transtornado pela razão que imaginas.
8 É a razão pela qual estás transtornado por ver algo que não existe.
2. Ideias velhas sobre o tempo são muito difíceis de serem mudadas porque tudo aquilo em que acreditas tem as suas raízes no tempo e depende de não aprenderes essas novas ideias sobre ele. 2 No entanto, é precisamente por isso que precisas de novas ideias sobre o tempo. 3 Essa primeira ideia sobre ele não é realmente tão estranha quanto possa parecer de início.
3. Olha para uma xícara, por exemplo. 2 Vês uma xícara, ou estás meramente revendo as tuas experiências passadas de pegar uma xícara, estar sedento, beber, sentir a borda de uma xícara contra os teus lábios, tomar café, e assim por diante? 3 E as tuas reações estéticas em relação à xícara também não estão baseadas em experiências passadas? 4 De que outra maneira saberias se, ao deixá-la cair, esse tipo de xícara quebraria ou não? 5 O que sabes sobre essa xícara exceto o que aprendeste no passado? 6 Exceto pelo teu aprendizado passado, não terias nenhuma ideia do que é essa xícara. 7 Então, será que realmente a vês?
4. Olha à tua volta. 2 Isso é igualmente verdadeiro para o que quer que seja que olhes. 3 Reconhece isso aplicando a ideia para o dia de hoje indiscriminadamente a qualquer coisa que capte o teu olhar. 4 Por exemplo:
5 Eu vejo só o passado neste lápis.
6 Eu vejo só o passado neste sapato.
7 Eu vejo só o passado nesta mão.
8 Eu vejo só o passado naquele corpo.
9 Eu vejo só o passado naquele rosto.
5. Não te detenhas em nada em particular, mas lembra-te de não omitir nada especificamente. 2 Dá uma olhada rápida em cada sujeito e então passa para o seguinte. 3 Três ou quatro períodos de prática, de cerca de um minuto cada um, serão suficientes.