O quão inspirador é ver alguém se dedicando a ajudar os outros verdadeiramente, e as pessoas sendo transformadas por essa dedicação? Se você não sabe exatamente do que estamos falando aqui, assista ao filme Um Lindo Dia Na Vizinhança, estrelado por Tom Hanks, que você vai saber. E se você já sabe como é, assista só para ter o prazer de ver isso de novo.
O filme é baseado numa história real, e fala sobre o impacto que houve na vida do jornalista Lloyd Vogel a partir da entrevista feita com o apresentador infantil, pedagogo, compositor e teólogo Fred Rogers para uma edição sobre heróis da revista Esquire.
Na trama, Lloyd é um jornalista investigativo conhecido pela acidez dos seus textos, e que vive uma vida cheia de amarguras decorrentes da conturbada relação que tem com pai. E Fred Rogers é um renomado apresentador infantil, que teve um programa por 40 anos na TV americana, tratando de educação emocional.
Na relação mostrada no filme, fica claro o genuíno interesse em que Rogers tem de ajudar as pessoas. E ao perceber essa amargura do jornalista, ele vai conduzindo os encontros com o rapaz de uma forma a construir uma relação de confiança, em que ele pudesse, de alguma forma, aliviar esse sofrimento. Mas isso não acontece de maneira abrupta.
Em cada encontro, Rogers vai demonstrando a paciência, a gentileza, deixando que a convivência conte mais a Lloyd do que as respostas às suas perguntas. Um bom exemplo é a primeira abordagem que eles têm pelo telefone, em que Rogers diz que não tem nada mais importante do que conversar com Lloyd Vogel naquele momento.
O filme vai nos conduzindo nessa relação profunda e transformadora, nos mostrando que o interesse genuíno pelas pessoas é salvador, e que quando alguém se sente visto e amado, isso é absolutamente curativo. Mas isso não é algo que acontece de uma hora pra outra, é necessário dedicação.
A função das relações
“A intenção de ajudar as pessoas faz com que o Rogers nunca saia de um encontro sem que algo aconteça”, salientaram Kaw Yin e Yan Yin, nos comentários que sucederam a exibição do filme na CineAula da Coexiste.
“Tem uma coisa que é extremamente importante nas relações, quando você está se relacionando com alguém, tem uma interação para acontecer, uma comunicação que tem que acontecer, precisa localizar o endereço da pessoa, onde ela está. Os relacionamentos não acontecem por acaso. Qualquer encontro que tenha, ou com quem conversa, tem algo para acontecer ali. O Mr. Rogers não deixava que os encontros não chegassem onde tem que acontecer. Ele buscava uma comunicação verdadeira”, disseram.
E no filme, fica claro que ele era alguém que também sentia as mesmas coisas que as pessoas, lidava com angústias, medos e raiva, mas ele achava caminhos para lidar com isso, e compartilhava isso com as pessoas. “Ele tinha um genuíno interesse pelas pessoas, de deixá-las mais perto de si mesmas, e isso é o que o ajuda a resolver também as suas quesões”.
Diante desse aprendizado, podemos nos inspirar e viver a real função dos encontros, que é a comunicação verdadeira. “Dedique as suas relações a deixar as pessoas mais perto de si mesmas e de Deus. Você nunca sabe os efeitos disso depois”afirmaram. “Essa é a função dos relacionamentos, e é o que fica. As coisas no mundo passam, e mudam, mas o quanto você aprende nas relações a ter mais consciência sobre si mesmo e sobre a vida, isso jamais é perdido”, finalizaram.
Um lindo dia na Vizinhança (2019)
Direção: Marielle Heller
Elenco: Tom Hanks, Matthew Rhys, Susan Kelechi Watson
Disponível na HBO Max.