fbpx

Fazer teatro pode nos capacitar em quê?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Você já ouviu dizer que todo mundo deveria fazer teatro pelo menos uma vez na vida? Mas por quê? Vem conhecer sete habilidades que o teatro te ajuda a desenvolver
habilidades desenvolvidas pelo teatro

Que o teatro trabalha nossa comunicação, desenvoltura, habilidade de trabalhar em equipe, a gente sabe. Mas o teatro desenvolve capacidades mais globais e profundas do que costumamos pensar. A gente fez uma lista de sete habilidades que o teatro ajuda a desenvolver: 

1. Habilidades de comunicação: 

Já sentiu dificuldade de se fazer entender, no trabalho ou nos relacionamentos pessoais? 

Já sentiu que você domina um assunto, ou tem uma ideia na mente, mas não consegue, às vezes, transmitir com clareza o conteúdo? 

São sensações mais comuns do que se imagina, e que são apenas falta de intimidade com ferramentas de comunicação. O teatro oferece as ferramentas e o campo de treino. 

2. Paciência ao ouvir, interesse na escuta: 

Você fica esperando ansiosamente a pessoa terminar de falar pra então poder falar? Ou você escuta? São coisas diferentes, e que geram resultados diferentes. Entrar em contato com uma informação com a mente aberta é algo a se treinar. Quando a gente acha que se entendeu, e não se entendeu até o fim, deixamos margens ou brechas para culpar uns aos outros, enquanto o assunto em si se mantém sem solução. É possível usar o teatro pra treinar nossa escuta.

3. Sair da timidez ou vergonha de falar em público:

Falar para uma plateia parece mais difícil do que pra uma única pessoa? De repente saber onde colocar as mãos fica difícil? 

A ideia está clara na cabeça, e quando vai falar para um público, a ideia some, ou fica confusa, e o discurso não sai como você gostaria? 

O teatro te dá domínio sobre situações com plateia. E treinar isso não precisa ser constrangedor. 

4. Soft skills:

Fazer teatro abre caminho para o contato com as próprias emoções sem o medo que isso comumente geraria. E fazer contato com as próprias emoções é a via de desenvolvimento das nossas competências emocionais – as famosas “soft skills”- como empatia, estabilidade, criatividade, capacidade de expor ideias com a mente clara, e ouvir.

Não fomos educados a olhar para nossas emoções. Talvez pareça difícil responder rapidamente a pergunta “o que eu estou sentindo?” De fato, conhecer os pensamentos e emoções que passam por nós requer treinamento, se dar um tempo de parar para prestar atenção, e um ambiente seguro para falar sobre. Fazer esse processo juntos, e usando o teatro como ferramenta, fica mais fácil, alegre e seguro.

5. Capacidade de compreensão do outro: 

Teatro é interpretar personalidades diferentes da sua. Ou seja, teatro é andar nos sapatos de alguém e, assim, entender o que ele sente e pensa, que provavelmente vai ser bem diferente do que você pensa e sente. Conquistar essa habilidade é abrir a mente para compreender outros sistemas de pensamento, outros pontos de vista, é conquistar flexibilidade e capacidade de empatia. Assim abrimos espaço para nos relacionarmos com o outro. Treinando isso no teatro, com personagens, conseguimos levar isso para o mundo e aplicar o treinamento na interação com as pessoas.

6. Trabalhar em equipe: 

A ideia de realizar um trabalho em equipe pode ser tanto maravilhosa, quanto desesperadora. Dividimos tarefas e responsabilidades, mas, ao mesmo tempo, temos de abandonar nosso controle e ter nossas ideias questionadas, enfim, pensar juntos. O que fazer pra ficarmos só com as vantagens de muitas cabeças unidas pra realizar uma tarefa? Como chegar no prazer e na segurança de uma experiência de companheirismo? Sem competição? O teatro oferece um caminho. 

7. Experiências compartilhadas: 

“A verdadeira felicidade só existe quando é compartilhada” – do filme Na Natureza Selvagem

Que ser feliz sozinho não parece uma alternativa atrativa ou viável, isso a gente sabe. Vamos (ou íamos) a shows, jogos no estádio, encontramos amigos, tudo em busca de compartilhar experiências. Por que isso é assim? O processo de concretizar algo só termina quando você o compartilha, ou ajuda alguém a viver a experiência feliz que você conquistou. O teatro oferece vivências onde se desenvolve abertura para viver isso livremente.


Todos esses 7 itens nasceram de histórias reais, dos aprendizados obtidos pelos alunos do Curso Livre de Teatro, da Coexiste Artes Cênicas. Se você sente vontade de entrar por esse caminho, esse é o momento! Uma nova turma vai começar no dia 29 de julho de 2021, com aulas toda quinta, das 19h às 22h, totalmente online, pelo zoom.

Curso Livre de Teatro | Coexiste Artes Cênicas
Início: 29/07/21
Aulas: quintas, 19h – 22h
Duração: 5 meses
Formato: 100% zoom
www.coexiste.com.br/teatro

Deixe um comentário:

Assine Nossa good news!

Você receberá um e-mail aos domingos com nossa News

Coexiste Good News

Coexiste Good News

Receba as novidades da Coexiste em seu e-mail!

Assine
a newsletter da Coexiste

Você sabia que pode receber no seu email a curadoria dos principais conteúdos da semana da Coexiste? Assine e receba Coexiste Good News todo domingo de manhã ☕️💌

Ao assinar a newsletter, você aceita nossa política de privacidade