fbpx

Teatro para adolescentes: pra quê?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Ao propor um entendimento sobre contextos e emoções, o teatro pode ser uma potente ferramenta de autodescoberta para os adolescentes
Teatro para adolescentes

Sabe quando as coisas ficam indefinidas dentro de nós? Ainda não estamos no mundo adulto, e a fase anterior já ficou pra trás. Somos adolescentes. Novas questões começam a aparecer e não sabemos bem como lidar com elas. Temos vontade de falar, mas ainda não sabemos o quê. Queremos realizar coisas, mas parece que vamos ter de esperar crescermos mais. Nessa fase, se abrir pode ser uma conquista. Pra isso precisaremos olhar pra dentro, precisaremos de espaço, de confiança, de parceiros. O teatro é uma ferramenta de autodescoberta, de diálogo e de expressão. 

Na nossa experiência ensinando teatro para adolescentes, percebemos que muitas questões vinham à tona, direta ou indiretamente. Vamos falar um pouco sobre elas. 

Quem sou eu no mundo agora?

Percebemos que existe um limbo de identidade na fase da adolescência. Eu olho pra fora, imito, desejo ou rejeito, e não é simples discernir o que eu sou, e o que está sendo mostrado para mim através do mundo. Percebemos que as conversas nas aulas de teatro são importantes para que os pensamentos sejam expostos, e a partir daí as ideias possam ser organizadas.  

No curso a gente busca propor temas que dizem respeito a todo mundo. 

Desmistificando emoções, sensações, pensamentos

É raro falar abertamente sobre pensamentos e emoções. Podemos ter uma pessoa, ou algumas, com quem esses assuntos são mais explorados. A grande função do teatro e do cinema é poder revelar que essas emoções, ou ideias, são compartilhadas por todos nós, e não são uma questão única de um único alguém. No teatro, os assuntos que dizem respeito a todos os seres humanos podem ser olhados, conversados e até encenados, e sempre depois da experiência teatral, das brincadeiras e dinâmicas, saímos aliviados por não estarmos sozinhos, por poder viver tudo isso de maneira compartilhada e, a partir daí, entender melhor a nós mesmos, ao outro, e ao mundo em que vivemos. 

Senso de utilidade e pertencimento

A nossa proposta durante todo o processo é que tudo o que for desenvolvido artisticamente será desenvolvido pelo grupo, em parceria. Nós nos colocamos como facilitadoras e mediadoras, mas o trabalho sempre deve refletir os lugares por onde o grupo transitou. Os alunos são convidados a se apropriar.

A maioria das dinâmicas de teatro são feitas com pelo menos duas pessoas. Então, todo o material gerado emerge sempre da interação dos alunos, quanto mais interação e abertura para se relacionar com o grupo, mais rico é esse material. Ou seja, a decisão de arriscar, propor, interagir, é sempre uma decisão que vai gerar ganhos pro grupo e pra peça. E é dessa maneira que o senso de utilidade e pertencimento são desenvolvidos.

Conhecer o lugar do outro – compreensão de mentalidades

Uma das coisas que a gente faz quando faz teatro é personagem. E fazer personagem significa conhecer uma mentalidade diferente da sua. O famoso “andar no sapato do outro”. Esse movimento faz com que o aluno consiga, de maneira leve, olhar pra fora, entender que o outro tem um jeito de pensar e que, pra compreender esse jeito, é necessário bastante interesse e dedicação. 

O que você tem a dizer pro mundo atual? 

Todos nós temos algo a dizer para o mundo. Todos nós identificamos coisas que precisam ser mudadas, arrumadas, reolhadas. Mas pra trazer esse conteúdo à tona, ele precisa ter espaço para existir. O teatro é esse espaço.


Este é um compilado de aprendizados reais, obtidos pelos alunos do Curso Livre de Teatro Teen, da Coexiste Artes Cênicas. Se você tem filhos entre 11 e 14 anos, esse é o momento! Uma nova turma Teen vai começar no dia 05 de agosto de 2021, com aulas toda quinta à tarde.

Curso Livre de Teatro Teen | Coexiste Artes Cênicas
Início: 05/08/21
Aulas: quintas, 15h30 – 17h
Duração: 5 meses
Formato: 100% zoom
www.coexiste.com.br/teatro

Deixe um comentário:

Assine Nossa good news!

Você receberá um e-mail aos domingos com nossa News

Coexiste Good News

Coexiste Good News

Receba as novidades da Coexiste em seu e-mail!

Assine
a newsletter da Coexiste

Você sabia que pode receber no seu email a curadoria dos principais conteúdos da semana da Coexiste? Assine e receba Coexiste Good News todo domingo de manhã ☕️💌

Ao assinar a newsletter, você aceita nossa política de privacidade