No última quinta-feira, aconteceu mais uma edição do treinamento de log de aulas aqui na Coexiste, dessa vez totalmente online. E foi mais uma vez muito emocionante!!
Para compartilhar essa emoção, vamos explicar um pouco do que é o log e o que ele envolve.
A gente aqui na Coexiste tem muito cuidado com o conteúdo que rola nas aulas, nos programas, nas lives, nas pré-aulas, nas nossas reuniões internas. Como são ensinamentos muito importantes e profundos para todos, e de muita sabedoria, a gente cuida para ter tudo registrado, arquivado e organizado, formando assim um acervo interno, para nos ajudar até na estruturação desses ensinamentos em outros formatos.
E como isso é registrado?
Por meio de logs, que são as transcrições fiéis do que é falado nesses momentos todos. No caso das aulas, por mais que os conteúdos sejam estabelecidos dentro da metodologia desenvolvida por Kaw Yin e Yan Yin, com um programação de aulas, a cada turma os entendimentos acabam sendo atualizados com o momento, permitindo conversas cada vez mais profundas. Daí a importância de ter isso registrado em cada turma.
Além disso, os logs das aulas ajudam tutores e professores a auxiliar os alunos nos entendimentos desses conteúdos, garantindo que os esclarecimentos sejam em cima do conteúdo dado, e não do que foi entendido por cada um. É um cuidado para que todos possam alcançar o completo entendimento do que foi compartilhado em aula, e para que isso seja localizado nas vivências práticas do dia a dia.
Bom, aí você pensa: cada aula dura três horas, ou seja, é um grande período de conversa. Para você ter uma ideia, um log tem média 15 páginas de Word, entre o que foi conversado e o conteúdo dos slides da aula. E quem registra? Há uma equipe voluntária de logadores, que são alunos já em fase mais avançada, ou seja, tutores e professores, absolutamente comprometidos em registrar esse conteúdo. Em cada aula, há dois logadores que se dividem na tarefa de transcrever a aula, e compartilhar esse conteúdo com todos.
Aprendizados do logar a aula
Hoje são 13 alunos que logam as aulas, e fazem isso pela vontade de contribuir com o cuidado com esse conteúdo do qual tanto reconhecem valor. Além disso, a motivação para logar traz muitos aprendizados, como tudo o que a Coexiste faz. Aliás, não há nada que a Coexiste faça que não tenha a intenção de gerar um aprendizado que nos deixe mais perto da comunicação perfeita e do que somos.
“Logar a aula é uma oportunidade de desligar o que a gente tá pensando e apenas digitar o que está rolando, o grande lance é manter a mente quieta, desligar o julgamento e isso é um treino incrível para gente mesmo, não é a toa que a gente está nisso há tanto tempo, porque além de ajudar todos os tutores e professores com esse trabalho de registrar o que acontece nas aulas com os alunos, a gente aproveita para praticar essa desligada na cabeça, a gente vê que isso é possível. Consegue aquietar a mente, e ficar conectado com os professores que estão dando aula. A gente pratica a escuta verdadeira, e não coloca nada na frente”, diz Marcelo Tuvis, jornalista, professor na Coexiste, loga aulas há 5 anos.
Para Talita Umeno, assistente administrativa, também professora, loga aula há 3 anos, disponibilizar a mente para ficar em branco e deixar que outros pensamentos entrem é um dos aspectos que são treinados. “É um treino de ficar muito focado, e de treinar a isenção. Se você tem qualquer pensamento pessoal nesse momento, você perde o que está sendo falado. Então, a gente treina ficar com a mente em branco e se conectar com quem está dando aula. E aí a gente transfere esse aprendizado para a vida. Outro ponto que eu também acho importante é o exercício do autoperdão, do desapego. Durante a transcrição, pode ser que você perca coisas, se nesse momento você ficar se julgando por isso, você perde o que está acontecendo de novo. Então, é o lance de assumir: ‘ok, perdi, e segue o jogo’. É uma experiência de escuta, foco e presença muito grandes. Fora que a absorção do conteúdo é muito maior, porque tem o momento de revisar também. E nessa hora você ficar com aquilo muito claro na sua mente”, diz.
Ana Martins, consultora na Coexiste, e coordenadora do acervo de conteúdo da Coexiste, foi a primeira a pessoa a iniciar o log, em 2011, e trabalha junto com os logadores para registrar as aulas. “Eu acho sempre emocionante quando nos reunimos para falar sobre log de aula. Se a gente pensar mecanicamente, é trabalhoso. Mas o compromisso que todos têm de registrar esse conteúdo e entregá-lo, está muito além disso. Estamos juntos nesse propósito, e isso é incrível”, diz.
Treinamento
É para alinhar o propósito do log, e as posturas mentais de abrir a mente e disponibilizá-la para receber esse conteúdo é o objetivo do treinamento do log. Na quinta-feira, 03, oito tutores receberam esse treinamento e viram ali uma oportunidade de exercer esse aprendizado.
Além do alinhamento teórico, e sobre os padrões do log, os alunos recebem o acesso a um plataforma de treinamento do log, idêntica a que é usada para publicar no aplicativo da Coexiste para tutores e professores para poderem treinar. Tudo pensado com muito carinho para que isso chegue em todos da melhor forma.