fbpx

Da Personalidade ao Espontâneo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
A espontaneidade é mais desejada do que você imagina. Para alcançar isso, é necessário retomar o contato consigo mesmo, e o teatro pode ser um caminho para isso
Curso livre

Espontaneidade. É algo que todos procuram em qualquer profissão, qualquer tipo de atividade no mundo, em qualquer tipo de relacionamento e, principalmente, em qualquer tipo de atividade artística. Mas… como conquistar a espontaneidade tão desejada?

Para responder essa pergunta, temos antes que compreender o motivo pelo qual as pessoas deixam de ser espontâneas. Isso mesmo, espontaneidade é algo normal, natural e deveria ser a nossa maneira cotidiana de transitar pelo mundo. Mas o que aconteceu então?

Se você prestar atenção, por mais que você tente “ser você mesmo”, ainda se mantém numa sensação de “não encaixe”, de “tem algo estranho”, ou sensação de não adaptação, ou de que está imitando alguém, ou até uma sensação de falsidade. Sabe por quê? Por que você está tentando ser alguém que você não é, e está tentando tanto, que se confundiu com esse alguém em que você acredita ter se transformado.

Mas quem é esse alguém que eu estou pensando que sou eu? Pois é…. para ser espontâneo, você tem que apenas expressar o que você realmente é. Se você estiver tentando exercer um outro alguém que não é você, isso vai ficar com cara de falso, e vai gerar conflitos internos que também vão se expressar nos seus movimentos, falas, gestos e sensações. 

Durante toda a sua história, você recebeu sugestões sobre maneiras de pensar e se expressar; algumas você aceitou, outras não. As sugestões que você aceitou nada mais são do que crenças que ditam sua maneira de pensar e ver o mundo, conceitos e ideias que são a base para seus julgamentos, opiniões e conclusões sobre tudo o que os seus sentidos percebem. São a base das suas reações e de sua maneira de se comportar diante de tudo. 

Esse conjunto de crenças que você foi formando durante a sua história se tornou o comandante do seu jeito de ser, agir, pensar, falar… seus gostos, preferências, suas afinidades, ditam suas prioridades, e dão o grau de importância a todas as coisas. Você entregou o comando do seu comportamento para esse conjunto de crenças, regras, ideias e conceitos, e que chamamos de personalidade.

Pois é, a personalidade nada mais é do que um conjunto de ideias com as quais você se identificou demais e agora está realmente acreditando que é você. 

Quantas vezes você já pensou: “eu sou a minha personalidade”? Então, enquanto você estiver identificado com a sua personalidade, estará se expressando de uma maneira condicionada a esse jeito falso de pensar. Falso simplesmente porque são expressões de uma mentalidade que não é a sua, portanto, não é o seu verdadeiro jeito de Ser. É um jeito aprendido, sugestionado, condicionado, programado, formatado, que claro, você aceitou aderir. Portanto, você estará se expressando da maneira que essa personalidade pensa, e não da maneira que você pensa. 

Todos os seus gestos, movimentos, voz, tom de voz, jeito de falar, jeito de se mexer, trejeitos, enfim… não serão espontâneos, mas sim condicionados, viciados, programados e você não vai se reconhecer neles. Aliás, essa é a grande causa da baixa autoestima, pois você acredita não gostar do que você é e do que você expressa. Você sente vergonha de si mesmo, e prefere não se expor e isso é totalmente compreensível, visto que o que você irá expor não é você, mas um personagem que você inventou e agora diz que é você. Mas tenha uma certeza: o que você não gosta é de não ser você de verdade, e tudo o que você não gosta em você é o que você não é.

Mas existe uma maneira de recuperar sua condição natural de Ser. É possível se lembrar de quem você é e deixar que suas expressões naturais voltem. 

Espontaneidade é a expressão do seu estado verdadeiro, seu estado mais amoroso, puro, doce, livre e criativo. E você gosta muito do seu Verdadeiro estado de existir e se sente muito bem em compartilhar suas expressões verdadeiras. Portanto,  aumentar autoestima é apenas recuperar seu verdadeiro estado de expressão, decorrente do seu Verdadeiro jeito de pensar que é decorrente do seu Verdadeiro estado de existir.

Para que isso aconteça, é necessário desenvolver o discernimento entre o Ser e o Não Ser, entre o real e o imaginário, entre a Verdade e a ilusão. 

Livre de todos os condicionamentos da personalidade e relembrado do seu estado natural de existir, você transita pelo mundo com a segurança e o prazer de oferecer o que há de mais verdadeiro em você, na certeza da aceitação e autoaceitação plena, pois viver no mundo o que somos em Essência e poder expressar a Verdade do que Somos livremente é o que há de mais desejável por todos que querem percorrer esse feliz caminho que vai da personalidade ao espontâneo. 

Como alcançar isso?

Utilizar o teatro como ferramenta para se alcançar esse nível de liberdade de expressão a partir da consciência sobre si mesmo é a proposta da Coexiste Teatro.

Por meio do Curso Livre de Teatro acontece um reencontro consigo mesmo proporcionado por técnicas e dinâmicas individuais e em grupo que levam o aluno ao desenvolvimento da maturidade consciencial de sua própria expressividade mental e corporal, aumentando a autoestima, garantindo a segurança para a livre expressão em qualquer atividade no mundo.

É possível conhecer essa proposta, experimentando uma aula. A nova turma tem início no dia 08 de agosto, e as aulas acontecem todo sábado, de 14h às 17h, ao longo de quatro meses.



Deixe um comentário:

Sobre

Esse é o Blog da Coexiste! Fica por perto que você vai ficar sabendo de tudo o que rola por aqui: atividades, experiências, cursos, workshops, dicas, matérias, conversas, tudo recheado de muita, muita sabedoria totalmente aplicável ao seu dia a dia. A Coexiste é um centro de treinamento existencial, uma escola que tem o objetivo de desenvolver metodologias, em muitos formatos, para elevar o status de consciência até que todos alcancem a plena consciência da Verdade sobre a Vida, sobre o mundo, sobre Si Mesmos e sobre Deus.

Posts Recentes

Vídeo em Destaque

Nas Redes

Assine Nossa good news!

Você receberá um e-mail aos domingos com nossa News

Coexiste Good News

Coexiste Good News

Receba as novidades da Coexiste em seu e-mail!