Coexiste Logo

A prática de
Um Curso em Milagres

O maior salto evolutivo da humanidade.

por Kaw Yin e Yan Yin

Fundadores da Coexiste

A prática de Um Curso em Milagres

O maior salto evolutivo da humanidade.

por Kaw Yin e Yan Yin

por Kaw Yin e Yan Yin

Fundadores da Coexiste

O que é Um Curso em Milagres

É um compartilhar de um estado interno próprio de alguém que alcançou a máxima consciência sobre si mesmo, sobre a existência, sobre a vida e sobre Deus.

É um relacionamento com quem se propôs a transmitir ao mundo um caminho para romper as barreiras da comunicação e do relacionamento, desfazendo a crença de que temos de uma vida separada vivenciada através de uma mente separada com pensamentos separados, valores separados para metas separadas.

Um conteúdo disponível neste mundo, mas cuja fonte é uma condição mental que está muito além do que pode ser visto neste mundo ou na cultura humana.

São temas universais sobre a existência na última instância do contato com o que, de fato, a tudo explica.

Um treinamento a partir de um relacionamento com a mente de quem se propôs a compartilhar a sua própria experiência.

É um treinamento estruturado e sistematizado de forma sabiamente didática, com a meta de estender a maior conquista que se pode ter neste mundo:

O contato com um lugar da mente onde todas as respostas estão, para que possamos nos posicionar em nosso cotidiano de uma forma objetiva, prática e eficaz, rumo à verdade sobre tudo.

É o treinamento da percepção verdadeira ou da visão objetiva da realidade dos fatos, a partir da decisão pela verdade.

Como surgiu Um Curso em Milagres

Tudo começou com Helen Schucman e William Thetford, professores de psicologia médica na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade de Columbia na cidade de Nova York.

Helen, que recebeu o material, descreve a si mesma nestes termos:

Psicóloga, educadora, teoricamente conservadora e ateísta em minhas crenças, eu estava trabalhando num ambiente altamente acadêmico e de muito prestígio. De repente algo aconteceu que desencadeou uma série de eventos que eu nunca poderia ter previsto.

O chefe do meu departamento inesperadamente anunciou que ele estava cansado dos sentimentos raivosos e agressivos que as nossas atitudes refletiam, e concluiu dizendo que “tem que haver um outro jeito”. Como se eu estivesse esperando esse sinal, concordei em ajudar a achá-lo. Aparentemente, esse Curso é o outro jeito.

Helen conta sua jornada nesse trabalho a partir de uma voz em sua mente:

"Esse é um curso em milagres”. Essa foi a minha apresentação à Voz. Ela não tinha som, mas parecia estar me dando um tipo de ditado interno e rápido que eu anotava num caderno de taquigrafia. O ato de escrever nunca era automático. Podia ser interrompido a qualquer momento e depois continuava daquele ponto… representava um empreendimento feito em colaboração verdadeira entre Bill e eu…Eu anotava o que a Voz “dizia” e lia para ele no dia seguinte; ele então datilografava o que eu lhe ditava.

Todo o processo levou aproximadamente sete anos. O Texto veio primeiro, depois o Livro de Exercícios e finalmente o Manual de Professores.

Quando Helen ouviu mais uma vez a voz interna, era claramente identificável. Ela se orgulhava de ser uma psicóloga pesquisadora, não alguém que ouvisse vozes ou que recebesse fortes imagens visuais ou tivesse experienciado todos esses eventos psíquicos que aconteceram durante o verão de 1965.

Foi extremamente angustiante para ela. Ela continuava sentindo que talvez estivesse enlouquecendo. Com certeza, não poderia reconciliar todas essas atividades com suas predileções científicas. E isso se tornou um problema particularmente agudo para ela conforme o verão terminou e o outono começou.

Uma noite, em outubro, ela me telefonou e disse: “Sabe, aquela voz interna se recusa a ir embora. Ela fica dizendo: ‘Este é Um Curso em Milagres, por favor, anote’. O que devo fazer? Penso que é loucura. Acho que não faz sentido”.

E ela obviamente estava passando por muita angústia e agonia naquele ponto. Eu disse a única coisa óbvia: “Por que você não anota o que quer que seja isso? Você pode lê-lo para mim amanhã de manhã no escritório e, se não fizer qualquer sentido, ninguém mais precisa ficar sabendo. Mas pelo menos descobriremos o que isso é”. Assim, foi o que fizemos.

Na manhã seguinte, Helen chegou e leu aquela linda introdução ao texto, que diz: “Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a paz de Deus”. Era óbvio que estávamos nos sintonizando a algo que dificilmente poderia ser considerado louco, não importando o quanto fosse inesperado.

Introdução: Um Curso em Milagres

Esse é um curso em milagres. É um curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides fazê-lo. Livre-arbítrio não significa que podes estabelecer o currículo. Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento. O curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é a tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas o que tudo abrange não pode ter opostos.

Esse curso, portanto, pode ser resumido muito simplesmente desta forma:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.

De quem é essa Voz?

Essa voz descreve em primeira pessoa a experiência de quem passou por este mundo na condição humana e que recebeu o nome de Jesus.

Exemplos de trechos de Um Curso em Milagres nos quais Jesus fala em primeira pessoa:

Quando leres os ensinamentos dos Apóstolos, lembra-te de que eu próprio lhes disse que havia muita coisa que iriam compreender mais tarde, porque não estavam totalmente prontos para me seguir naquela ocasião. Eu não quero que permitas que qualquer medo entre no sistema de pensamento rumo ao qual eu estou te guiando. Não estou chamando mártires, mas professores.

“Ninguém vem ao Pai senão por mim” não significa que eu seja de qualquer modo separado ou diferente de ti exceto no tempo, e o tempo realmente não existe. A declaração é mais significativa em termos de um eixo vertical do que horizontal. Tu estás abaixo de mim, e eu estou abaixo de Deus. No processo de “subida”, eu estou mais acima porque, sem mim, a distância entre Deus e o homem seria grande demais para abrangeres. Eu faço a ponte sobre essa distância como teu irmão mais velho de um lado e como um Filho de Deus do outro. Minha devoção aos meus irmãos me pôs a cargo da Filiação, que eu torno completa porque compartilho.

Por que Um Curso em Milagres significa o maior salto evolutivo da humanidade?

Um Curso em Milagres traz a maior de todas as inovações que pode haver: A Inovação no sistema de pensamento. No caso, a reversão total do sistema de pensamento vigente.

A maior inovação que pode haver ou o maior salto evolutivo que a humanidade pode dar é o fim da separação na mente.

É o fim da ideia de que nós temos uma vida separada, que se manifesta em corpos separados.

É uma ideia de que eu tenho uma vida e você tem outra vida. Eu comando a minha vida e você comanda a sua vida.

A verdade é que nós temos a mesma vida e isso não é uma teoria.

Nossas divergências estão apenas no que pensamos.

Eu, você e todos temos a mesma doce, linda e perfeita vida.

A vida que Deus nos deu.

A vida que vem da Fonte Criadora que é a mesma Fonte para todos os seres vivos.

O reconhecimento da nossa unidade é a única instância da consciência que pode nos trazer a paz interna e a paz nos relacionamentos.

"O Outro jeito"

O Um Curso em Milagres traz “o outro jeito”, a resposta para a pergunta do Bill, que foi uma pergunta sobre relacionamento:

[... ] Tem que existir outro jeito de vivermos em harmonia ao invés de discórdia, de olharmos para tudo isso de forma diferente”, eu disse, “e estou determinado a encontrá-lo.

[…] Como se isso não bastasse, o nível de estresse da situação na qual nos encontrávamos na Escola Médica de Columbia tinha se tornado intolerável. Vivíamos em um estado constante de ansiedade entre colegas profissionais que pareciam ser cronicamente hostis e paranóicos.

Tudo isso me pesava bastante – assim como o conflito que fazia parte do relacionamento que Helen e eu compartilhávamos – quando um dia, eu me vi fazendo um discurso bastante apaixonado, nada característico, para Helen. Disse a ela que, embora sentisse que poderíamos continuar trabalhando daquela forma indefinidamente, eu me perguntava se realmente valia a pena. “Tem que existir outro jeito de vivermos em harmonia ao invés de discórdia, de olharmos para tudo isso de forma diferente”, eu disse, “e estou determinado a encontrá-lo”. Estava ciente de que muitas das dificuldades tinham a ver com atitudes, embora não estivesse muito certo de como mudar atitudes poderia mudar o trabalho. Fiquei muito surpreso quando Helen concordou comigo e disse que me ajudaria a encontrar outro jeito. Esse foi um ponto de virada para nós, e foi o início de um compromisso conjunto, que nós dois assumimos.

O Relacionamento como ferramenta fundamental

Tudo aconteceu em conjunto, em parceria, sempre trabalhando em dois. Foi um material que só foi possível vir ao mundo por conta de um relacionamento entre duas pessoas que se uniram numa meta verdadeira.

O relacionamento é a grande chave. O relacionamento é o ambiente, a ferramenta, o meio onde a grande mudança do sistema de pensamento vai acontecer.

O relacionamento é o ambiente experimental onde essa grande evolução pode se manifestar de forma prática, pois essa grande reversão no sistema de pensamento não é teórica.

Tudo o que todos buscam é a Paz interna e a Paz nos relacionamentos.

Inventamos e reinventamos maneiras de trabalhar, de comer, de dormir, de morar, de se organizar, de se transportar, de se distrair, de ganhar dinheiro, gastar dinheiro, novas formas de conforto, enfim… mas o que queremos mesmo com tudo isso no final, é a Paz interna e a Paz nos relacionamentos.

Você pode até pensar que você quer fama, dinheiro, poder, reconhecimento, prestígio, quer ser um bom profissional, quer ter um corpo padrão, quer uma família, enfim… quer aceitação; mas nós desejamos tudo isso simplesmente por que o sistema de pensamento vigente nos ensina que é assim que cada um de nós vai ser feliz, é assim que cada um de nós vai conseguir amar e ser amado.

Qual é a mudança de sistema de pensamento capaz de trazer a paz interna e a paz nos relacionamentos? 

A transição do sistema de pensamento de Individualidade para Unidade.

Como? Através de Milagres

O que é um Milagre?

Milagre é uma correção na mente. É a substituição de um pensamento equivocado pela verdade correspondente. É a comunicação perfeita nos relacionamentos a partir da qual a verdade sobre o que somos pode ser vista.

[...] As pessoas costumam passar os seus dias como representantes das crenças que compõem o seu sistema de pensamento como se isso pudesse representá-las realmente. Porém, o que ocorre é o oposto disso porque o que elas pensam sobre elas não tem nada a ver com o que elas são.

Isso significa que, se elas querem realmente aproveitar a vida, elas precisam estar prontas para mudar o que pensam, para viver, cada momento, como uma ferramenta precisa para mudar o que pensam sobre si mesmas e, decorrentemente, sobre tudo.

Mudar o que pensa em suas bases é o que podemos chamar de Milagre e, portanto, aproveitar a vida no mundo é estar pronto para trabalhar em milagres, ou seja, é estar em estado de Prontidão para Milagres

Estar pronto para milagres é estar pronto para mudar de ideia através do aprendizado contido em cada instante do nosso dia e para isso precisamos desenvolver um estado que podemos chamar de mentalidade aberta, nos tornando, a cada dia mais fiéis a essa postura.

MATRÍCULAS ABERTAS

Curso A Verdade Presencial

Próxima Turma: 24 de Janeiro de 2024

É um curso que tem por objetivo acelerar e otimizar o processo de milagres, facilitando a aplicabilidade do conteúdo do Um Curso em Milagres na experimentação prática, para que possamos todos, em conjunto, demonstrar a Vivência da Presença do Amor.

Quem são Kaw Yin e Yan Yin?

Kaw Yin conheceu Um Curso em Milagres em 2003 e Yan Yin em 2007, quando se uniram no propósito de fazer acontecer a proposta desse maravilhoso material literário, que nos convida a retirar as barreiras à consciência da presença do Amor, que torna possível a vivência da Unidade Perfeita.

São fundadores e professores da Coexiste.

Kaw Yin escreveu o livro “Eu sei a Verdade e meu Celular é (11) 99831-3521”, você pode adquirí-lo em formato ebook pela Amazon.

O Workshop A Verdade Presencial é uma imersão de um final de semana com Kaw Yin e Yan Yin. A imersão acontece em formato híbrido, presencial e online, e você pode consultar as próximas datas aqui.

Kaw Yin e Yan Yin desenvolveram o Curso A Verdade Presencial, que tem por objetivo acelerar e otimizar o processo de milagres, facilitando a aplicabilidade do conteúdo do Um Curso em Milagres na experimentação prática, para que possamos todos, em conjunto, demonstrar a Vivência da Presença do Amor. O curso abre apenas duas turmas por ano, você pode consultar as próximas datas aqui.

Kaw Yin e Yan Yin oferecem atividades gratuitas regularmente, como a Meditação A Verdade Presencial, aos sábados, e a CineAula, aos domingos a cada 15 dias. Além disso, há dezenas de episódios de podcast e centenas de palestras, disponíveis gratuitamente no Youtube.

Coexiste
(11) 93314-2211
[email protected]

IMERSÃO

Workshop: A Verdade Presencial®

13 e 14 de Janeiro | Sábado e Domingo

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Cookies

Utilizamos cookies para personalizar o seu conteúdo e melhorar sua experiência com a Coexiste. Utilizamos cookies também para analisar a navegação dos usuários e poder ajustar a publicidade de acordo com suas preferências.

 

Saiba mais em Termos de Uso e Política de Cookies