fbpx

Histórias que vão além de vilões e heróis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Ao sermos questionadas pelas crianças por que a história que estamos escrevendo juntos não tem vilão, percebemos os quanto as histórias infantis carregam sempre a mesma fórmula
Histórias sem vilões e heróis

Durante o semestre com os alunos do Curso Livre Infantil fomos construindo juntos uma história, que está se transformando na peça que vamos apresentar na conclusão do curso. Demos o cenário, que era um zoológico, e dentro disso eles foram escolhendo as personagens, e a gente foi trazendo perguntas para que eles criassem a história. Um belo dia eles questionam: “por que não temos um vilão? Toda história tem um vilão, e a nossa não tem”.  Como fazer uma história sem vilões e heróis? Isso não tinha na mente deles, aliás, no dia a dia deles, todas as histórias que compõem o universo infantil trazem vilões e heróis.

Logo dissemos que uma história não precisa sempre de vilão, que nossa história já tinha conflitos, que tinham a ver com as relações entre as personagens, e que com seus superpoderes, eles já iriam resolver. E logo eles desistiram de ter um vilão.

A partir disso a gente ficou pensando sobre isso, né? De quanto as histórias infantis carregam uma fórmula, desde as fábulas mais antigas até as histórias mais modernas. Sempre há um vilão para ser vencido, como se fosse quase sempre a mesma história, só mudando as personagens. E como isso é o que eles conhecem, ao escrever uma história eles automaticamente vão para a mesma estrutura narrativa. 

No entanto, ao olharmos para as grandes histórias retratadas nos filmes, elas estão relacionadas com as sensações que vivemos na vida cotidiana, e como buscamos saídas para elas. Isso sempre nos sensibiliza, comove, ensina. E queríamos muito que eles percebessem que eles podem ser livres pra gerar a narrativa que quiserem, sem ter de seguir nenhuma fórmula pré estabelecida. 

Eles estão escrevendo uma história muito legal, e que com certeza, no futuro, se lembrarão que a história que escreveram era muito rica em ensinamentos. 

Deixe um comentário:

Assine Nossa good news!

Você receberá um e-mail aos domingos com nossa News

Coexiste Good News

Coexiste Good News

Receba as novidades da Coexiste em seu e-mail!

Assine
a newsletter da Coexiste

Você sabia que pode receber no seu email a curadoria dos principais conteúdos da semana da Coexiste? Assine e receba Coexiste Good News todo domingo de manhã ☕️💌

Ao assinar a newsletter, você aceita nossa política de privacidade