fbpx

Troque a culpa pela mudança de pensamento e reverta os efeitos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Você tem algumas lembranças do passado que vem à sua mente como se você pudesse ter feito algo diferente? E você sente culpa ao pensar nisso? Com certeza sim! Pois o que acontece é que você fica acumulando cenas que “poderiam” ter sido diferentes e a sensação que fica ao olhar o passado é culpa e aquela sensação de sem solução, pois não dá para voltar no passado e mudar, fazer diferente. Pois é… mas será que isso é sem solução mesmo? Será que temos que carregar essas culpas eternamente pelo que aconteceu e teve consequências que eu não gostei e agora não posso voltar atrás? Será que tem um jeito de mudar isso? Nossa proposta é que você troque a culpa pela mudança de pensamentos e reverta os efeitos
Troque a culpa pela mudança de pensamento

Roteiro do episódio #81, do podcast Não Dá Para Desouvir, de Kaw Yin e Yan Yin.

Olá, meus amores! Bem vindos ao Não Dá Pra Desouvir! 

Ontem, no Cine Aula, nós assistimos um filme maravilhoso! Simplesmente Ma-ra-vi-lho-so!

Em português o filme se chama “Questão de Tempo”, e gerou conversas incríveis, ricas e muito importantes, que queremos compartilhar com vocês. 

Então, a temática desse nosso papo de hoje é: TROQUE A CULPA PELA MUDANÇA DE PENSAMENTO E REVERTA OS EFEITOS.

Me conta uma coisa….

Você tem algumas lembranças do passado que vem à sua mente como se você pudesse ter feito algo diferente? 

E você sente culpa ao pensar isso? Claro que sente! Toda vez que usamos esse tempo verbal: eu deveria, eu poderia… deveria ter feito, poderia ter falado, ou então eu deveria ter ficado quieto… enfim, qualquer coisa que poderia ter saído de um jeito diferente do que foi e que talvez mudasse as coisas para sempre. 

E aí o que acontece é que você fica acumulando cenas que “poderiam” ter sido diferentes e a sensação que fica ao olhar o passado é: culpa. 

Culpa e aquela sensação de sem solução, pois não dá para voltar no passado e mudar, fazer diferente. 

Pois é… mas será que isso é sem solução mesmo? Será que temos que carregar essas culpas eternamente pelo que aconteceu e teve consequências que eu não gostei e agora não posso voltar atrás? Será?

Então vamos lá… 

Antes de mais nada, você vai precisar olhar para o passado com um pouco mais de consciência e realidade. 

Se há alguma cena que fica na sua mente como se você pudesse ter feito outra escolha naquele momento, a gente pede que você olhe novamente e observe a sua estrutura mental naquela época, naquela situação. 

Observe o que você pensava, seus valores, o que era importante na ocasião, e o que você pensava sobre você. Observe sua sensação interna e veja se REALMENTE seria possível escolher por outra coisa ou tomar outra decisão que não fosse aquilo que aconteceu na ocasião.

Pode observar qualquer cena do passado, e você vai constatar que não, que você não poderia ter feito outra coisa senão aquilo que você fez. 

E mais, a cena como um todo dependeu das escolhas de todos os envolvidos na situação, e o resultado foi uma resultante dos sistemas de pensamentos presentes e que compunham a cena. O que aconteceu foi a única coisa que poderia ter acontecido considerando as crenças de todos os envolvidos. 

Então, antes de irmos para a solução efetiva, vamos olhar aliviados para o passado e apenas agradecer as oportunidades que tivemos de aprender com todos que compuseram nossas cenas. 

Afinal, os relacionamentos são como uma escola, na qual a relação de ensino/aprendizado sempre foi a dádiva do nosso caminho conjunto que nos leva, a todos, de volta à Deus.

Então, compreendendo que essa era a única situação possível, e identificando os pensamentos, crenças e valores que o levaram para essa situação, vamos olhar mais profundamente e solucionar isso no presente. 

A nossa proposta é para que você TROQUE A CULPA PELA MUDANÇA DE PENSAMENTO E REVERTA OS EFEITOS

Como mudar?

Para fazer essa reversão, devemos olhar com sinceridade para a nossa mente, nossa estrutura de pensamentos, e observar como ela está agora.

Ao invés de se culpar pelo passado, olhe para sua mente e veja se ainda resta pensamentos que fizeram parte das motivações para as suas atitudes do passado das quais você se culpa achando que poderia ter feito diferente.

Se você mantém os mesmos pensamentos, isso significa que mesmo hoje você tomaria as mesmas decisões e faria as mesmas escolhas. E isso te ajuda a compreender que seria impossível fazer diferente sem mudar o que você pensa. 

Então você precisa identificar se você quer fazer essa mudança no seu pensamento. Se você se sente pronto para mudar o que pensa, saiba: Você pode mudar AGORA. E mudar o pensamento agora, no presente é tão efetivo quanto ter mudado na ocasião em que o evento aconteceu. 

Mudar efetivamente o pensamento a qualquer tempo reverte todos os efeitos da escolha anterior.

Mude agora e reverta os efeitos. A mudança  acontece quando abandonamos o pensamento que alimentava posturas em qualquer tempo. 

Mudar o que pensa é sempre um ato de liberdade que altera a causa que está além do tempo e traz para o presente as novas frequências em cujas imagens podemos assistir os resultados do status presente da mente, que já não contém os elementos do passado.

Causa e efeito andam sempre juntos e basta eliminar a causa para que os efeitos deixem de ter causa e, sem causa, não há efeitos.

A sensação de que não consegue mudar o passado e as suas decorrências, é a mesma sensação de dificuldade para mudar o pensamento no presente. 

A mudança de pensamento é sempre livre e não tem nada no passado que impeça que ela ocorra. 

O passado e seus efeitos são mantidos pela permanência dos pensamentos que trazem de volta as mesmas sensações enquanto são mantidos na mente. 

As cenas que causaram desconfortos no passado são cenas construídas com equívocos de percepção que ocorreram por estruturas perceptívas carregadas de pensamentos equivocados que se projetaram como cortinas que impediram a verdadeira visão dos fatos.

Vamos então nos posicionar de forma diferente no agora. Se agora conseguimos pensar de forma diferente, precisamos deixar que os pensamentos verdadeiros ocupem a nossa mente e anule os pensamentos passados para que uma nova forma de ver se instale em nosso sistema de percepção e substitua a sensação de culpa por uma motivação de ver a beleza, a graça, a abundância e as oportunidades que o presente sempre nos traz.

Precisamos relaxar nossa mente, eliminar as tensões mentais que refletem em tensões físicas e apenas relaxar em estado de confiança.

O estado de confiança é um estado que nos permite retirar o medo da nossa mente para poder ver a graça de todas as cenas no presente.

Se fomos criados por Deus, podemos confiar que o poder da sua criação é maior que qualquer equívoco e se mantivermos nossa mente aberta para que Deus preencha nossa mente com a Sua Mente e com os Seus pensamentos, não haverá espaço para culpas ou medos e suas tensões.

Se deixarmos que Deus nos conte o que Ele nos traz em todos os momentos, veremos que o passado não existe mesmo e que o presente é a própria presença de Deus que abençoa todos os momentos e nos traz a Vida que se estende de Deus a todos os seres vivos.

É nessa radiância que está a nossa certeza de que a Vida que recebemos de Deus não se define pelo passado mas está sempre perfeita no presente.

Deixe que nesse brilho os pensamentos passados se desfaçam e, tão simplesmente veja a beleza do agora, a beleza da Vida que se mantém perfeitamente garantida por Deus no eterno presente.

Relaxe então e olhe com a Vida para a Vida e deixe que os seus pensamentos verdadeiros estejam em sua mente agora para garantir a alegria em você e em todos. 

Sinta que você pode agora receber o poder da alegria de Deus que pode ser trazida através de você, que já eliminou os pensamentos passados e se entregou para ser um canal dos pensamentos de Deus para um mundo perdoado.

Deixe um comentário:

Sobre

Esse é o Blog da Coexiste! Fica por perto que você vai ficar sabendo de tudo o que rola por aqui: atividades, experiências, cursos, workshops, dicas, matérias, conversas, tudo recheado de muita, muita sabedoria totalmente aplicável ao seu dia a dia. A Coexiste é um centro de treinamento existencial, uma escola que tem o objetivo de desenvolver metodologias, em muitos formatos, para elevar o status de consciência até que todos alcancem a plena consciência da Verdade sobre a Vida, sobre o mundo, sobre Si Mesmos e sobre Deus.

Posts Recentes

Vídeo em Destaque

Nas Redes

Assine Nossa good news!

Você receberá um e-mail aos domingos com nossa News

Coexiste Good News

Coexiste Good News

Receba as novidades da Coexiste em seu e-mail!