O mundo é um cenário que nos conta, a todo momento, o sistema de pensamento de uma população que, em toda a história, desenhou estruturas expressivas no tempo e no espaço.
Entre ser, pensar e expressar o que pensa estão as relações entre os humanos e entre todos os seres vivos que, juntos, caminham, até que se complete o discernimento entre o que é real e o que é ilusão, independente das aparências em imagens, sons e movimentos percebidos pelos sentidos.
Aprender e ensinar é o propósito que dá todo o sentido a esse cenário e a essa história no tempo.
As relações de ensino e aprendizado podem caminhar de forma limitada às conjecturas do mundo ou se abrir para receber mecanismos aceleradores cuja origem está fora do mundo e fora do tempo.
Assim ocorreu em toda a história deste mundo, onde a humanidade vivenciou essas duas possibilidades que sempre caminharam em paralelo, sendo, de um lado a rotina humana de relacionamentos e, de outro lado, as contribuições de seres de alta consciência que visitaram este mundo e as orientações inspiradas em experiências do nível mental e espiritual.
A obra literária Um Curso em Milagres é uma dessas contribuições de fora do pensamento do mundo e que chega para contribuir com a aceleração desse processo mundial de discernimento entre realidade e ilusão.
É um curso que traz para as estruturas da mentalidade humana, um exercício prático e objetivo de elevar a visão de mundo e de si mesmo para o mais alto nível que se possa alcançar, quando o contato se faz possível com a Verdade que vem da própria Fonte de existência da Realidade que podemos chamar realmente de Deus.
Sim, esse contato é possível e esse aprendizado é a meta desse curso chamado Um Curso em Milagres que na Coexiste foi adotado com um livro didático de exercícios que, associado às aulas semanais e os acompanhamentos didáticos, trouxe uma possibilidade rara de mudança de mentalidade, capaz de trazer, para perto, o que parecia muito distante, que é a Paz decorrente de eliminar conflitos internos estabelecidos na mente por equívocos existenciais.
Todos decidem, a todo momento, o que querem aprender e, a partir dessa decisão, as oportunidades surgem naturalmente no tempo e de forma precisa para proporcionar o aprendizado escolhido através dos cenários e das relações ideais para esse fim.
A compreensão desse mecanismo é a chave que proporciona a sua perfeita otimização no processo de ensino e aprendizado, que é a única e verdadeira utilização da relação tempo/espaço.
Ganhar tempo nesse processo é abrir a mente para o que nunca havia sido compreendido antes.
Fazer milagres é mudar a mente e mudar a mente é avançar no tempo para encontrar a Verdade sobre o mundo, sobre a Vida e sobre Deus.