fbpx

O fim dos mistérios sobre a Existência

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Os fundadores da Coexiste, Kaw Yin e Yan Yin, contam como nasceu o Workshop A Verdade Presencial, a grande porta de entrada para os estudos e práticas que a Coexiste oferece para uma vida consciente
Kaw Yin e Yan Yin fundaram a Coexiste Consultoria Existencial há 13 anos, e o workshop A Verdade Presencial foi o primeiro treinamento da escola

Existem comentários quase unânimes entre as pessoas que participam do Workshop A Verdade Presencial: “nunca mais vou ver o mundo como antes”; ou “esse workshop mudou a minha vida”; “entendi o que é o Amor”…

E faz todo sentido, porque são 18 horas de imersão guiada a entendimentos de uma profundidade única, que levam a uma retomada de contato com instâncias dentro de si mesmo que não costumam ser vistas ou usadas num dia a dia comum, na superfície que os sentidos alcançam.

Essas características da existência encontradas em águas mais profundas estão escondidas atrás de condicionamentos, crenças, culturas e padrões antropológicos que comandam a vida prática das pessoas, deixando-as extremamente ocupadas e, na mesma medida, insatisfeitas.

À medida que as aulas do workshop se desenrolam, o participante tem a oportunidade de desbravar esses locais esquecidos da própria consciência e retomar a posse deles, fazendo emergir o senso de unidade e clareza, que explica tantos sentimentos parecidos no final do domingo, mesmo entre os perfis mais diferentes de participantes.

Há mais de 11 anos sendo ministrado diversas vezes por ano, chegou a hora de Kaw Yin e Yan Yin, seus idealizadores e fundadores da Coexiste, contarem um pouco da história deste workshop que tanto ajuda a relembrar o sentido de tudo.


Coexiste Blog: O que é o Workshop A Verdade Presencial? 

Yan Yin: Você vai ter muitas bases e você vai entender de uma maneira bem completa o que realmente nós somos, o que é o mundo e quem é Deus. O que é Deus. Sabe? Colocar cada coisa no seu lugar. Quem nós somos, Deus, o mundo, a vida. E você vai ter o entendimento completo. Todos os mistérios sobre a vida, todas as suas dúvidas serão respondidas nesses dois dias de workshop. E a gente fala bastante também sobre comunicação, sobre percepção, sobre relacionamento e porque a comunicação entre os humanos é tão complicada.

Kaw Yin: Bom, o Workshop é um compilado de tudo o que é dado no Curso a A Verdade Presencial, só que ele é condensado em dois dias. É claro que não é uma coisa muito aprofundada porque o curso é extensivo, né? Então nesse workshop a pessoa tem uma ideia bastante ampla de tudo o que acontece no curso. Só não é tão aprofundado, mas ela já tem uma ideia bastante clara. Se ela quiser fazer o curso, ela já vai saber bastante sobre do que se trata.

Coexiste Blog: E como ele surgiu? 

Yan Yin: O Kaw Yin é muito especializado em um livro chamado Um Curso Em Milagres. E, na intenção de falar sobre esse curso, a gente iniciou, como se fosse um curso de Um Curso em Milagres, e a gente percebeu que era um conteúdo próprio. E nós mudamos o nome do Workshop para: A Verdade Presencial. Ele surgiu antes do curso, na intenção de realmente dar bases para as pessoas compreenderem totalmente esse livro, Um Curso em Milagres, que é muito complexo, é muito fora da caixa da mente humana. Toda cultura humana atrapalha muito o entendimento dele. Então o workshop retira ideias equivocadas e dá premissas que permitam que as pessoas entendam os textos do livro Um Curso em Milagres. 

Kaw Yin: Na verdade, esses textos do livro são texto bastante objetivos em relação à base da existência dos seres vivos. A base da existência da Vida. E a ideia é trazer essa base de uma maneira bastante clara e acessível e no workshop já é trazido dessa maneira. E depois o treinamento acontece no curso. Mas se a pessoa fizer só o workshop, ela vai saber exatamente do que se trata.

Kaw Yin: É, é o fim dos mistérios de caráter existencial. 

Conteúdo do workshop aprofunda assuntos como estabilidade emocional, felicidade, julgamento, significado, percepção e comunicação

Coexiste Blog: Qual é o principal aprendizado que ele traz?

Yan Yin: São muitos aprendizados, mas basicamente você vai entender a verdade sobre o mundo. Acho que isso é a coisa mais importante. A Verdade sobre o mundo, sobre o que é o mundo. Sobre o motivo pelo qual as pessoas sofrem. O motivo dos conflitos humanos e também o motivo da falta de comunicação entre as pessoas, o que é a mesma coisa. Só existem conflitos nos relacionamentos porque não tem comunicação, porque as pessoas não sabem o que é o mundo e não sabem quem nós somos. Então, o principal aprendizado do workshop é esse. 

Kaw Yin: É o contato com o fato de que a percepção humana não é uma percepção realista. É uma percepção relativa ao que as pessoas acreditam. O que as pessoas acreditam gerencia a percepção dos fatos. Então, o que as pessoas entram em contato no mundo é o mundo da percepção dela. Não é um mundo tal como é a verdade sobre isso. 

Coexiste Blog: Quais os principais tópicos abordados no workshop?

Kaw Yin: Falamos muito sobre a percepção realista da vida; do mundo; a origem da vida; o objetivo da vida, que, na cultura humana, no sistema de pensamento humano, não coincide com o objetivo que as pessoas dão pras suas vidas.

Yan Yin: O que gera muito conflito interno, inclusive. É um conteúdo bem denso. A gente inicia fazendo perguntas, reflexões que as pessoas têm que, em algum momento na vida se perguntar. E depois a gente começa a falar sobre o que é a Verdade sobre a Vida e sobre o mundo. E aí nós falamos sobre percepção, falamos um pouco sobre os sentidos, como os sentidos funcionam e depois tem uma coisa bem contextualizada em relação ao curso A Verdade Presencial, pra você realmente decidir se você quer entrar num treinamento muito sistematizado, onde tem exercícios diários. Então o Workshop também serve pra você decidir se você quer fazer o curso A Verdade Presencial ou não.

Kaw Yin: As pessoas percebem conforme o que elas acreditam. O conjunto de crenças que é a base da vida delas gerencia a percepção, confirmando aquilo que ela acredita. Por que isso acontece? Por que as pessoas aderem a esse tipo de percepção? Quais são as pseudovantagens que tem nisso? E qual seria o grande ganho de trocar essa percepção relativa às crenças por uma percepção objetiva e realista. 

Yan Yin: A gente também fala muito sobre estabilidade emocional, sobre como os significados interferem na sua estabilidade e como atingir a estabilidade emocional que é possível pra todo mundo. 


CONHEÇA OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NO WORKSHOP:

‣ Estabilidade emocional
‣ Felicidade
‣ Meta única
‣ Julgamento
‣ Significado
‣ Consciente e Inconsciente
‣ A percepção e os sentidos
‣ Culpa
‣ A origem dos conflitos humanos
‣ Comunicação
‣ O funcionamento da mente humana
‣ O tempo


Coexiste Blog: Pra que o workshop serve na vida de uma pessoa?

Yan Yin: O Workshop serve pra mudar totalmente sua visão de mundo. Você vai compreender exatamente qual é o seu papel no mundo. O que você tá fazendo aqui. O que é esse mundo. Pra que serve tudo isso. E como tornar o seu dia a dia mais otimizado e mais pertinente. 

Kaw Yin: Falamos sobre como otimizar essas experiências espaço/tempo de uma maneira objetiva e realista.

Coexiste Blog: Qual é o resultado prático disso no dia a dia das pessoas? 

Yan Yin: Eu acho que na prática, a primeira coisa que acontece é o fato de as pessoas reverem todos os seus relacionamentos. Reverem se elas realmente estão ouvindo e se elas realmente estão compreendendo. Perceberem as crenças que limitam a compreensão das coisas e limitam as ações. Você começa a prestar atenção no que acontece na sua própria mente e no outro. E começa a ter mais interesse pelas pessoas, e mais interesse em realmente desenvolver um relacionamento verdadeiro e duradouro, que só é possível quando você tem a compreensão de como funciona a mente humana. Então acho que a principal coisa é que, de imediato, a pessoa percebe uma mudança muito grande nos relacionamentos e na vivência no dia a dia com as pessoas mais próximas. 

Kaw Yin:
É uma base extremamente consistente pra que a pessoa possa ter uma vida objetiva, com menos medo e mais útil. Pra que ela possa alcançar uma serenidade. Uma estabilidade emocional, mesmo. Com essa estabilidade e sem medo, a percepção das cenas se torna muito objetiva. E aí a pessoa tem condições de perceber, em cada cenário, de que maneira ela pode ser útil, e isso é uma mudança que acontece radicalmente, assim. O Workshop ajuda extremamente nisso. Esse workshop, é uma experiência inesquecível, um marco na vida das pessoas. Tem a vida antes e a vida depois desse workshop. E são dois dias que as pessoas têm uma oportunidade de fazer todas as perguntas que ela se fez a vida toda e não conseguiu responder. Sobre a vida, sobre a existência… E em dois dias inteiros a gente tem condição de responder essas perguntas. E cada turma é diferente da outra. 

Yan Yin: É, cada workshop acaba sendo muito único por conta disso. São pessoas diferentes, com bagagens diferentes. Então, apesar de ser um conteúdo sistematizado, acaba sendo muito específico pra cada turma. E até por isso as pessoas refazem muitas vezes o workshop, porque cada workshop tem um enfoque diferente que ela leva pra casa e que é muito específico de cada turma. 

Kaw Yin: E é assim mesmo. Quem não gostaria de fazer perguntas nunca respondidas sobre a existência? Pode fazer. A gente vai responder mesmo. É um compromisso, tá bom? 

Coexiste Blog: Ele é um pré-requisito para o curso extensivo, por quê?

Yan Yin: Sim, ele é um pré-requisito pro curso extensivo porque a gente dá muita base, muita premissa. A partir dessa base é que a gente consegue aprofundar em um ano de curso mas, sem essa base, as pessoas vão ficar sem saber o que a gente está falando. Então ele é um pré-requisito, sim. É necessário fazer o workshop A Verdade Presencial pra depois ingressar no treinamento extensivo de um ano. 

Kaw Yin: De qualquer maneira, pra gente tornar nossa vida objetiva, a gente tem que responder algumas perguntas básicas: Primeiro, quando você olha pro mundo, o que é isso o que eu estou vendo afinal de contas? Será que eu estou vendo objetivamente ou eu estou inventando coisas? Eu estou interpretando? O que é isso que eu estou vendo? Como é que eu vim parar aqui? O que é isso? E depois, quem sou eu nesse contexto? O que eu estou fazendo aqui? Por que eu estou nesse contexto? De que maneira eu posso ser útil dentro desse contexto? Depois, pra onde eu vou? Esse mundo me leva pra onde? O que eu posso fazer nesse mundo, objetivamente? Qual a meta que eu posso estabelecer nesse mundo? E eu vou pra onde através das minhas metas? Eu posso ter uma meta realista? E depois, por último, de que ferramentas eu disponho pra conseguir alcançar uma meta realista? E aí fica bem claro, que, se você corrigir a sua percepção, você vai descobrir uma abundância de ferramentas sempre à sua disposição, o que torna todas as cenas absolutamente abundantes. É uma virada muito grande pra sair da sensação de falta e entender que a Vida é perfeitamente abundante e que a Vida é perfeita mesmo. O que não está perfeita é a percepção da Vida e do mundo quando olhamos a partir de premissas inconsistentes, limitadas e parciais.

Deixe um comentário:

Sobre

Esse é o Blog da Coexiste! Fica por perto que você vai ficar sabendo de tudo o que rola por aqui: atividades, experiências, cursos, workshops, dicas, matérias, conversas, tudo recheado de muita, muita sabedoria totalmente aplicável ao seu dia a dia. A Coexiste é um centro de treinamento existencial, uma escola que tem o objetivo de desenvolver metodologias, em muitos formatos, para elevar o status de consciência até que todos alcancem a plena consciência da Verdade sobre a Vida, sobre o mundo, sobre Si Mesmos e sobre Deus.

Posts Recentes

Vídeo em Destaque

Nas Redes

Assine Nossa good news!

Você receberá um e-mail aos domingos com nossa News

Coexiste Good News

Coexiste Good News

Receba as novidades da Coexiste em seu e-mail!